O registro das várias manifestações e expressões do ser humano no que tange à vida, ao universo, às suas emoções e experiências, está contido na produção cultural de cada época. Através dela também conseguimos recontar a história da humanidade mediante o registro e a preservação dessas expressões. Pensamento, costumes e hábitos de uma sociedade, tudo pode ser resgatado ainda que se tenha passado séculos. Daí a importância e a necessidade de preservação da produção cultural de cada época. É através da pintura, desenho, escultura, poesia, literatura, dança, entre outras expressões culturais e artísticas, que conseguimos interpretar tudo o que foi vivido por uma sociedade. Essa importância de continuarmos a promover a arte, como forma de sobrevivência e perpetuação da nossa própria história, é o que move instituições como a Academia de Letras da Bahia.
A ALB, através dessa iniciativa, dá um importante e decisivo passo em direção ao conhecimento integrado, no momento em que se aproxima ainda mais das expressões artísticas produzidas pelo pensamento contemporâneo. O universo das artes visuais, com sua linguagem própria e múltipla, assim como acontece na literatura, reúne artistas das mais diversas expressões e alfabeto, cujas técnicas, estilos e temas, falam de sua época e de seu pensamento.
A arte também nos permite compreender que existem diversas formas de interpretar o que se vê. A técnica é palpável e obedece tanto a experimentos científicos como resultante de ações empíricas, mas a obra é fruto de uma imaginação e de uma intenção, é o resultado da decodificação do alfabeto utilizado pelo homem como uma forma de interpretar o mundo usando uma linguagem própria. O entendimento da obra, a interpretação e o sentido do que se vê, cabe ao público, uma vez que o sentido do entendimento depende unicamente do observador e do seu universo de compreensão.
E é assim que a arte provoca uma revolução na gente sem ao menos percebermos, é quando ela nos torna mais generosos e abertos na medida em que nos possibilita construir o próprio entendimento sobre ela. Portanto,
nada do que está posto deverá ser definitivo, tudo pode ser reinterpretado.
Por isso, ao recebermos o convite do Presidente da ALB, Ordep Serra, para a Curadoria do acervo artístico que está sendo criado, tivemos duas alegrias, tanto pela iniciativa que será um diferencial nas Artes Plásticas Baiana, quanto pelo desafio de conduzirmos este projeto que aproxima cada vez mais a ALB da sociedade.
Hoje o acervo artístico da ALB vai além das obras de grandes artistas das mais variadas expressões, que se juntaram à equipe técnica que forma esta grande, importante e representativa instituição.
Os passos iniciais dessa nova etapa da ALB e da vida cultural da Bahia, são marcados por três grandes eventos: o Primeiro Simpósio de Arte Contemporânea promovido pela Academia de Letras da Bahia; Criação do Acervo de Artes Visuais da ALB; Criação do Site da ALB com exposição virtual para vendas de obras de arte e acesso às informações de cada artista.
Angela Petitinga Erickson Britto
Curadores
Academia de Letras da Bahia
Av. Joana Angélica, 198 Nazaré – Salvador – BA, CEP 40050-000
+55 (71) 3322-5519
secretaria@academiadeletrasdabahia.org.br
Copyright. Todos os direitos reservados